Desastre das águas: A esperança continua - Cidade de Branquinha

Posted by Dallas Diego On 18 de dezembro de 2010 51 comentários
A primeira postagem da série "Desastre das águas - A esperança continua" foi no município de Branquinha - AL. O blog esteve na cidade no dia 16/12/10.



O centro da cidade ainda continua destruído, como pode-se observar nas imagens acima. Segundo informações, não está prevista nenhuma construção para essa área. O local fica as margens do Rio Mundaú, que no mês de junho devastou grande parte da cidade, incluindo alguns prédios públicos, a rodoviária e várias residências.

Os primeiros problemas identificados na cidade, são a falta de pontes seguras para a população se deslocar para algumas partes de Branquinha. Esta ponte cruza o riacho conhecido por Branca, que segundo o relato dos moradores, está sendo mais poluído a cada dia e as autoridades municipais nada fazem para conter a poluição do riacho que corta a cidade.

O perigo se torna maior ainda, quando crianças passam pela ponte diariamente para ir à escola, pois a ponte batizada de "pinguela" pelos moradores não possui corrimão.

A mesma foi feita com a ajuda de trilhos antigos e algumas madeiras. De acordo com moradores, a reconstrução de todas as pontes se dará após a reconstrução da ponte que cruza o Rio Mundaú .

Ao procurar informações sobre a recontrução da ponte, foi relatado ao blog por um funcionário que não existe previsão para o término.

Enquanto isso , a passagem de pedestres para a outa margem do Rio Mundaú se dá por uma ponte improvisada de madeira, onde não é possível o trânsito de automóveis.
Em relação a Educação, o município possuía três escolas e hoje apenas duas escolas estão funcionando, pois uma não suportou a violência da água e desabou. Uma Municipal e outra Estadual que montaram um esquema para que fosse possível acomodar os alunos das três.

As escolas encurtaram os horários de aulas da seguinte forma: H 7:00 - 10:30, H 10:30 - 14:30 e das H 14:30 - 18:00. No turno da noite, o horário manteve-se normal.

O término do ano letivo de 2010 está previsto para fereiro de 2011. A merenda está sendo distribuída normalmente nessas escolas. Também há algumas extensões, que servem para acomodar os alunos de uma melhor forma.

Imagem da Escola Municipal Mário Gomes.


Outra carência encontrada, é em relação ao sistema de abastecimento de água potável. A cidade de Branquinha não possui água encanada própria para consumo humano, serve apenas para utilidades domésticas.


Uma forma de burlar esse empecilho, é o abastecimento de água potável via carro-pipa, que é feita diariamente nas ruas da cidade, segundo o motorista de um deles.

Seu João também nos mostra outra forma de reservar água distribuída pelo carro-pipa. Essa caixas d'água foram doadas em junho e hoje ainda ficam expostas nas calçadas.

De acordo com o morador, a água é um dos maiores problemas da cidade, pois quando falta, é necessário buscar em uma localidade distante e não podem esperar pelo serviço do carro distribuidor. A sede não tem hora, completa.

A população não tem mais onde praticar esportes de maneira adequada, a quadra municipal foi parcialmente destruída, restando apenas o piso e as traves. Este mesmo espaço é utilizado pelos estudantes nas aulas de educação física da Escola Municipal.


Andando mais um pouco, encontro uma situação inusitada, um morador pescando no riacho "Branca". Ao levantar o anzol, foi enganado por uma latinha, que de intrusa se agarrou. O morador confidenciou que estava alí apenas por diversão, e os possíveis peixes pescados seriam doados para familiares e amigos.

O mesmo ainda disse que não tem coragem de comê-los. "Estão jogando esgoto aqui no riacho, está ficando igual a Lagoa Mundaú."

Logo bem próximo ao senhor pescando, atrevessei a "pinguela" e encontrei a simpática dona Antônia, vendedora de pipocas e confeitos que alegram a criançada. "A cheia derrubou minha barraca, mas ergui novamente e é daqui que tiro meu sustento. Estou doente e não posso procurar emprego, a criançada são meus clientes fieis. Deus te proteja."
Sigo meu caminho e indago as pessoas sobre o atendimento médico na cidade. Algumas pessoas que preferem não se identificar, afirmam que tem um médico para mais de mil famílias e não estão dando conta de todas elas.

A Secretária de Saúde do Município foi procurada pelo Blog, mas estava em compromisso na cidade de União dos Palmares, que fica à menos de 15 Km de distância.

Imagem do Posto de Saúde, montado ao lado de um posto de gasolina e das secretarias de Saúde e Educação.


O Blog visitou a Secretaria de Assistencia Social, a Secretária estava em Maceió e só chegaria na parte da tarde. Uma funcionária me passou algumas informações. "Estamos pagando um auxílio aluguel que pode chegar no máximo a RS300,00. Não é necessário alugar uma casa aqui, pois a cidade não possui imóveis suficientes, os moradores estão migrando para outros municípios." Ao ser questionada sobre a veracidade dos alugueis, ela informou que foram feitas visitas afim de comprovar que as pessoas de fato estavam morado nas casas informadas. "Esse auxílio aluguel vai ser suspenso e vamos fornecer apenas uma ajuda de custo no valor de R$80,00. Continua.

Outra moradora que não quis se identificar (alguns moradores, prestaram informações exigindo que seus nomes fossem mantidos em sigilo, pois temem sofrer perseguições de cunho político por se tratarem de funcionários municipais) está se perguntando como vai conseguir o dinheiro para completar o valor de R$300,00 que paga na atual casa, alugada devido ao auxílio.

O destino agora, é a sede
provisória da Prefeitura, que funciona às margens da BR 104, logo na entrada da cidade.

A Prefeita Renata se encontrava em Maceió. Quem me recebeu foi o Sr. Aldemir, Chefe de Gabinete do Município.




O Sr. Aldamir ao ser questionado sobre a situação da cidade, foi categórico ao informar que está tudo normal. "Temos apenas agumas pendências, mas está tudo normal." Em relação as reclamações do atendimento médico, Aldamir disse que não procedem.

"Trabalhamos com PSF em todas as localidades. Em relação à Educação, nossas escolas voltaram todas ao normal, tivemos um atraso no início, mas fizemos um cronograma de horários para voltar ao normal e estamos servindo merenda aos nossos alunos. As cestas básicas ainda estão sendo distribuídas, diminuiu a frequência
, que era uma por semana, agora está sendo uma por mês, mas ainda estamos distribuindo. Em relação aos alugueis, pagamos diretamente aos proprietários dos imóveis alugados e averiguamos os casos.

Pegunto sobre a relação da Prefeitura com as pessoas desabrigadas e ele diz: "A prefeitura dá a maior assistência ao pessoal lá de cima, oferecemos médicos, psicólogos, cozinha com gás e fogão. Não falta nada pro pessoal lá de cima."

"No final do ano, pode ter certeza que as coisas irão melhorar e tenha muita esperança que tudo irá melhorar." Encerra.

Nova sede da Prefeitura e outros departamentos municipais.

Após andar muito no centro e conhecer algumas pessoas, me dirijo ao local onde estão montadas as barracas. Fica um pouco distante do centro da cidade.


No local das barracas as coisas são bem precárias. Me deparo com duas jovens e logo inicio um bate papo. O olhar de desconfiança é lançado sobre mim. Percebi que as pessoas tem medo de prestar informações para não serem perseguidas. O gravador de áudio e a câmera fotográfica assustam-nas.

Pergunto sobre saúde, alimentação, educação, transporte e segurança. A princípio dizem que tudo está indo bem, mas logo vou ganhando a confiança delas e abrem o jogo. Se fosse julgamento de escola de samba, as notas seriam 0 em cada quesito. A maior reclamação é sobre a alimentação. "Só como a mistura, o arroz, feijão e macarrão, jogo fora, pois estão sempre ruins." Indaga uma moradora quando questionada. As pessoas não querem nada de outro mundo, querem apenas comer comida de qualidade. A reclamação é unânime. "Quando junta a comida estragada com o calor, passamos muito mal." Afirma outro morador.


Quentinhas fornecidas para alimentação

"Eu não como dessa comida, pego só para que meu nome não seja cortado da lista." Diz o morador que nos mostra a primeira quentinha acima. "Essa mistura que você tá vendo aqui, é de três quentinhas." A alimentação, é a maior precariedade. Muite gente não tem como cozinhar e dependem do serviço de fornecimento oferecido.

Alguns moradores para ganhar alguns "trocados" e garantir uma renda mínima, construíram barraquinhas de taipa onde vendem confeitos, pipocas, refigerantes, flau, entre outros do gênero alimentícios que agradam a criançada. Creio que também sirva para esparecer, já que não se tem nada para fazer.

Passei algum tempo conversando com outro morador que possui uma dessas barracas, enquanto tomava uma "guarina". "O calor aqui é insuportável, tenho dois ventiladores ligados 24h e mesmo assim não consigo suportar. À noite entra um vento quente. Dou graças à Deus quando amanhece pra Eu abrir a barraca e vir pra cá vender os doces, pois aqui é mais fresco."

Pergunto sobre o dia da enchente. "Ninguem via casa mais não, tava tudo coberto de água. A água chegou e Eu estava dormindo com a minha mulher. Acordamos com água na cama. Recuperamos uma televisãozinha e uma máquina de costurar roupas, pois foi muito cara, a pus nas costas e saí com ela." E o médico?? "Aqui não vem médico, quem adoecer tem que ligar pro posto pra ambulância vir pegar e levar."

Outros moradores informaram que o médico vinha com frequência, mas com o passar do tempo não suportaram o calor. Agora só vem esporadicamente.

Transporte escolar aguarda o embarque dos alunos para levar às escolas de Branquinha.

O ônibus destinado ao trasporte dos alunos que estão morando nas barracas, faz suas viagens de acordo com o horário relatado anteriormente. O local da construção das casas, vai ser mais distante do centro, e o trasporte escolar vai ser de fundamental importância.

As barracas estão se desgastando facilmente, não sei se vai aguentar até o final das construções das casas. Quando chove alaga tudo, quem tem cama, ainda consegue dormir bem. O piso está rasgando devido as pedras que foram postas no terreno.

"Sonhamos mesmo é com nossas casas. Tinha uma casa boa em União, vendi e comprei uma aqui em Branquinha, agora estou em uma barraca."

A situação dos banheiros comunitários também é assombrosa. O odor forte é intenso. As moscas tomam conta de tudo. Isso é mais um risco para a saúde da população.


Banheiros comunitários

"As pessoas usam e não deixam limpo, nesse assunto a gente não tem que culpar a prefeita. A sujeira parte de nós mesmos." Moradora sobre os banheiros.

"Quando reclamamos algo, sempre os moradores é quem se passa por ruim." Encerra o morador.

Enquanto isso, algumas placas estão afixadas em vário pontos de Branquinha, esperamos que cumpram os prazos e tirem dessas barracas esse povo que esperam por um novo lar, digno e seguro.




Outras imagens:








Agradeço à todas pessoas que me prestaram informações, tanto do poder público, quanto dos morados da cidade de Branquinha. Com esse trabalho, levei um pouco de alegria para algumas pessoas que precisavam desabafar o que estava preso. Alguns garotos me cercaram e pediram pipocas, não hesitei em comprar. Ficaram felizes e acima de tudo importantes por serem ouvidos com tanta atenção.

Querem, como já escrevi antes, apenas morar em um lugar seguro, onde possam cozinhar e ter conforto. Cada relato, foi como um tapa no meu rosto. Crianças, idosos, jovens, todos sonham em sair das barracas. O poder público tem que dar ouvido a essa gente amedrontada de sofrer perseguições, por dar algumas informações, por isso foi usado o sigilo nominal de algumas pessoas nessa postagem.

Material de trabalho: Gravador de áudio, câmera fotográfica e bloco de notas.
Despesa com a viagem: R$14,30


Dallas Diego
CadernoB

51 comentários:

Franco disse...

Parabéns pela matéria e pelo blog. Nota 10!

Laerte disse...

Se continuar assim, vai longe. Muito boa a postagem

Unknown disse...

Eh incrivel o descaso..!! Apenas uma cesta basica por mes!!.. isso ai ta basico ate demais ..

Unknown disse...

Parabens!! Ficou muito bom !! Gostei do jeito que a informaçao eh passada.. Vai longe sim !!

Sérgio Rogério ACORDA UNIÃO disse...

Dallas, parabéns pelo blog e pela ótima postagem.
Espero que continue com este rsrsrsrsrsrrs
abçs

Paulo Veras disse...

Dallas,

parabéns pelo blog e pelo texto!

Dallas Diego disse...

Obrigado pessoal. À cada visita e comentário, percebo o quão as pessoas repudiam esta situação.

Abraços!

JMarcelo Fotos disse...

Nota dez pela matéria, já começou grande.
Parabéns e sucessos.

Olívia de Cássia Cerqueira disse...

Muito bom o material, amigo. Nota dez. bjs

Wenndell Amaral disse...

Muito bom, Dallas.

Aguardando as próximas.

Ivan disse...

Essa cidade devia acabar e todo mundo ir morar em União

Anônimo disse...

até que enfim um blog de qualidade. a terra da liberdade e cadernob estao nos meus favoritos.

Dallas Diego disse...

Obrigado amigo anônimo!
Contamos com a ajuda de todos para desempenhar um bom papel pra sociedade.

Anônimo disse...

[url=http://fastcashloansonlinedirectly.com/#mliic]payday loans[/url] - payday loans , http://fastcashloansonlinedirectly.com/#zyyuf advance payday loans

Anônimo disse...

[url=http://directlenderloansonlinedirectly.com/#bphzp]payday loans online[/url] - payday loans online , http://directlenderloansonlinedirectly.com/#hwree direct lender payday loans

Anônimo disse...

[url=http://cialisdirectly.com/#vdfpe]cialis 10 mg[/url] - cheap generic cialis , http://cialisdirectly.com/#lwtab cialis 60 mg

Anônimo disse...

[url=http://ordergenericviagradirectly.com/#yqnfb]viagra without prescription[/url] - cheap viagra , http://ordergenericviagradirectly.com/#kzcju cheap viagra

Anônimo disse...

[url=http://paxildirectly.com/#vrlvl]cheap generic paxil[/url] - order paxil , http://paxildirectly.com/#minsj cheap generic paxil

Anônimo disse...

[url=http://propeciadirectlyonline.com/#uqfcn]propecia online[/url] - buy propecia online , http://propeciadirectlyonline.com/#luzjp buy propecia

Anônimo disse...

[url=http://viagraheredirectly.com/#nnbkw]buy viagra[/url] - cheap viagra , http://viagraheredirectly.com/#iasrw viagra online

Anônimo disse...

[url=http://directlenderloansherenow.com/#yonnr]direct lender payday loans[/url] - direct lender payday loans , http://directlenderloansherenow.com/#dbfck payday loans online

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

[url=http://buycialispremiumpharmacy.com/#edeas]buy cialis online[/url] - generic cialis , http://buycialispremiumpharmacy.com/#xhazg buy cheap cialis

Anônimo disse...

[url=http://viagraboutiqueone.com/#hhfuw]viagra 120 mg[/url] - viagra online without prescription , http://viagraboutiqueone.com/#gwbko viagra 150 mg

Anônimo disse...

[url=http://buyonlineaccutanenow.com/#nueri]cheap accutane online[/url] - buy accutane , http://buyonlineaccutanenow.com/#oqnhi buy cheap accutane

Anônimo disse...

Hi, cheapest zyprexa - discount zyprexa http://www.onlinepharmdiscount.com/zyprexa/, [url=http://www.onlinepharmdiscount.com/zyprexa/]generic zyprexa [/url]

Anônimo disse...

Hi, strattera without prescription - generic atomoxetine http://www.gamesmood.com/, [url=http://www.gamesmood.com/]atomoxetine no prescription [/url]

Anônimo disse...

4, Buy Lamisil - terbinafine 250 mg without prescription http://www.lamisilfast24.net/, [url=http://www.lamisilfast24.net/] Terbinafine 250 mg [/url]

Anônimo disse...

When would you get to a 20% margin, what's normalized Online loans the true cost is frequently 20% and even 25%, however you will must review individual lenders to discover their respective rates.

Anônimo disse...

The bank won't disclose its overdraft revenue, nevertheless the spokesperson said hello anticipates a negative effect on earnings from the new policy instant payday loans some republicans share those concerns and oppose cutting subsidies too deeply.

Anônimo disse...

4, Maxalt Without Prescription - maxalt without prescription http://www.maxaltrxonline.net/, [url=http://www.maxaltrxonline.net/] Maxalt Cost [/url]

Anônimo disse...

4, [url=http://www.maxaltrxonline.net/]cheap maxalt [/url] - maxalt cost - maxalt for sale http://www.maxaltrxonline.net/.

Anônimo disse...

2, [url=http://www.dreamcoatsoft.com/]prednisone without prescription [/url] - prednisolone no prescription - prednisolone online http://www.dreamcoatsoft.com/.

Anônimo disse...

4 million of stock within the second quarter in spite of the weakness in the business payday loan lenders this might help a good deal when getting automobile loans for bad loans since
the borrower would be wise to look to other lenders as
originally thought.

Anônimo disse...

[url=http://buyonlineaccutaneone.com/#gkpdw]accutane online without prescription[/url] - buy accutane , http://buyonlineaccutaneone.com/#zekdx accutane 30 mg

Anônimo disse...

It will probably be required to furnish a couple of basic details for the lender about your
existing and past financial background and living arrangements payday loan lenders here are only a couple
of of these 1000 cash loan payday advance : getting payday loans with the internet saves time.

Anônimo disse...

Due to no asset case, the sale becomes quite risky for the money
lender and as a result of this he charges interest rates that is
certainly considerably quite high online payday loans
not that, however you will be able to print up the check directly from a computer.

Anônimo disse...

The loans, which usually are for small amounts, generally work in a few ways paydayloans because you may have to repay
these financing options with heavy rates of interest that will increase your debt burden.

Anônimo disse...

5, atomoxetine online - cheap strattera online - strattera online no prescription http://www.stratterarxcoupon.net/.

Anônimo disse...

[url=http://buyamoxilonline24h.com/#kgokd]amoxicillin online[/url] - buy amoxil online , http://buyamoxilonline24h.com/#pnbjg cheap amoxil

Anônimo disse...

This online resource culls both multiple listing service MLS listings and newspaper classifieds in a site that's easy to make use of loan interest calculator the book is the big sort: why the clustering of like-minded america is tearing us apart.

Anônimo disse...

[url=http://oakleymonsterdogsd.blogspot.com/]オークリー スペアレンズ[/url]

[url=http://oakleyglassess.blogspot.com/]オークリー 修理[/url]

[url=http://cheapoakleysunglasses12.blogspot.com/]オークリー サングラス 激安[/url]

[url=http://oakleysunglasses-ss.blogspot.com/]サングラス オークリー[/url]

[url=http://oakleyt-shirts.blogspot.com/]オークリー キャディバッグ[/url]

Anônimo disse...

Higher risk borrowers are generally charged higher
fees and interest levels, so they defintely won't be happy in the event you've snuck
in to the high-risk category without telling them
payday Loans in 1 hour
some even allow borrowers to renew their accounts for only 60
% of the previous advance has been repaid.

Anônimo disse...

The'is to help with council tax as It resides in the United States in It meets the necessities needs as of It Check out BNET's, the article
author briefly outlines some the task payday loans utah to overcome
any financial trauma, you should make an application for unsecured cash loans for low credit score
obtainable in reasonable rates of interest.

Anônimo disse...

Usually they might require that you deposit something for collateral,
meaning, in the event you do not pay your loan back plus a persons
vision you throw in the towel something you have instead Small loans
do i have to pay a big down payment & high interest rates.


My web-site Small loans

Política do Blog

*O material aqui exposto é de inteira responsabilidade do seu autor.

*Caso alguém se sinta lesado, haverá espaço para direito de resposta se assim solicitado.

*Os textos poderão ser copiados, desde que seja citado o autor, bem como o nome do blog.