Lojistas palmarinos descumprem Código de Defesa do Consumidor - CDC - Parte 1

Posted by Dallas Diego On 7 de abril de 2012 Comments

Basta andar um pouco pelo centro comercial de União dos Palmares, para perceber que os lojistas são mestres em descumprir o Código de Defesa do Consumidor - CDC. Ficamos deslumbrados com vitrines magníficas, mas não nos atentamos ao simples fato de não haver preço nos produtos expostos.

Isso, na maioria das vezes, é uma jogada de marketing ou de má-fé mesmo. Ficamos curiosos e logo adentramos a loja e, somos persuadidos pelos vendedores vorazes que nos fazem a qualquer custo levar os produtos. Tudo pode influenciar no preço final de um produto, que está exposto sem o devido preço, desde o seu carro, até sua roupa, infelizmente é assim.

O CDC é bem claro quanto a ilegalidade dos fatos acima. Vejamos o que diz:

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Parágrafo único. As informações de que trata este artigo, nos produtos refrigerados oferecidos ao consumidor, serão gravadas de forma indelével.

Acredito que esta informação seja nova para muitos dos leitores, entretanto, o CDC vai mais além, como podemos ler a seguir.

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:

Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

§ 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.

§ 2º Se o crime é culposo;

Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

O CDC é mais um instrumento que veio para PROTEGER o consumidor, que é parte mais vulnerável na relação de consumo. Ademais, é obrigatório todos os lojistas terem um exemplar do CDC no seu ambiente. Se isso for verificado, saberemos que esta outra recomendação não está sendo praticada.

Cabe a nós, consumidores, denunciar esta pratica que é lesiva e abusiva. O PROCON é responsável pelo recebimento deste tipo de denúncia, bem como, outras situações que sejam lesivas ao consumidor.

União dos Palmares não possui agência do PROCON, isto é mais um fato lamentável, haja vista a quantidade de lojistas e consumidores na cidade e região da Zona da Mata.

Para passar informações ao PROCON, ligue para 151.


Dallas Diego

Política do Blog

*O material aqui exposto é de inteira responsabilidade do seu autor.

*Caso alguém se sinta lesado, haverá espaço para direito de resposta se assim solicitado.

*Os textos poderão ser copiados, desde que seja citado o autor, bem como o nome do blog.